domingo, 1 de junho de 2008

Jogo do Xixi

Em breve e aos poucos vou falar mais sobre o tema "marketing de guerrilha", seus conceitos de inovação e cases com ações que buscam encontrar maneiras não convencional para divulgação de marcas e/ou produtos.
Porém, acostumado com a boemia e freqüentador de bares do bairro mais boêmio do Rio de janeiro, a Lapa. Percebi a necessidade de falar sobre essa ação diferenciada de mídia que surgiu. Anúncios em banheiros é um canal perfeito para atingir adoradores de uma degustação etílica. Quantas vezes depois de alguns copos da cerveja, adorada por todo brasileiro, não é necessário ir ao WC e, digamos, ficar mais aliviado para continuar a noite? E quando fazemos isso, para onde olhar enquanto a natureza faz seu trabalho? É aí que entra a função dessa mídia diferenciada.

Mas nesse momento você deve estar se perguntando: "O que tem de diferente nisso que o Pirata está falando? Mídia nos banheiros não é algo tão novo assim!" Porém, ações diferentes usando esse tipo de mídia têm surgido pelo mundo todo conforme Fernando Rigotti mostrou no blog WebMídia.

Mas visitando o blog Dr.Galo descobri que foram os alemães que surpreenderam mais e associaram tecnologia com a diferenciação desse tipo de mídia, criando o "Jogo do Xixi".

Com objetivo de divulgar uma campanha contra dirigir após uso da bebida, foram instalados em alguns banheiros de bares da Alemanha, telas com imagens de um jogo onde o jogador controlava um carro de corrida. Porém o controle era o próprio liquido deixado pelo jogador. Isso mesmo! O joystick era o Xixi do "motorista". Sensores colocados nas paredes internas do mictório efetuavam as manobras. Então se alguém não tem habilidade para fazer uma condução correta usando seu "controle remoto" e erra alguma manobra, o jogador enfrenta um terrível acidente. Felizmente isso tudo acontece no jogo, mas é uma ótima prévia para que o jogador não saia por ai dirigindo de verdade e provoque esse acidente na vida real.
A idéia é diferente e no mínimo inusitada. O Problema será alguém se empolgar com o jogo e quiser tentar fazer uma curva mais radical… e já que o "joystick" é o XiXi, o jogador ao seu lado pode sair molhado!

Até o próximo post do Pirata...