terça-feira, 13 de maio de 2008

O futuro (ou presente) da internet: WEB 2.0

Em abril desse ano, em San Francisco, aconteceram 4 dias de palestras que falaram sobre o futuro da internet. Foi a WEB 2.0 Expo.

Muito se falou do avanço da tecnologia e sobre os efeitos positivos e preocupações com a implementação do conceito da web 2.0.
Com a Web 2.0, o que antes era uma via de mão única, passa a ser de mão dupla. O conteúdo que antes era produzido só pelo responsável pelo site, agora tem a contribuição de quem "consome" também. O usuário participa da produção do conteúdo de um site de diversas formas, seja comentando e enviando uma notícia ou foto, seja enviando um vídeo para o
Youtube. O simples fato de clocar um foto no Orkut, já torna o usuário um "produtor" de um conteúdo que será visto por vários.

Com a evolução do conceito cada vez maior e mais presente no mercado online, as empresas começam a ter que investir mais pensando dessa forma. Não apenas investimento tecnológico, mas investir para inovar, apresentar soluções inteligentes, criativas e virais. Onde antes havia uma comunicação feita por um emissor apenas e para um público passivo, agora existe uma comunicação horizontal, a informação é de muitos para muitos, com um poder de mudança poderoso e irreversível.

As novas empresa, chamadas StartUps, já nascem com um modelo de negócios pensando no conceito e se adaptando a um modelo web 2.0. Segundo o analista de negócios, Matheus Zeuch, "startup web2.0 é pequena, tem um estilo casual, é ágil, foca em um nicho específico e dá poder aos seus usuários". Além disso, ela é versátil, pois muitas vezes o projeto inicial não dá certo e muda totalmente. A empresa deve estar preparada para mudar o foco, assim como fez o site Flick, que originalmente foi criado para ser um jogo e virou um aplicativo online de gerenciamento e compartilhamento de fotos. Ainda segundo Zeuch, "não é errado mudar o foco, errado é não ter um."
Esse modelo está funcionando bem para muitas empresas que apostam em começar implementando ideias no conceito web 2.0 e no Brasil não é diferente. Empresas como a Via6, boo-box , VideoLog e Camiseteria já se destacaram no mercado nacional. Confira aqui outros destaques de casos de sucesso de startups web 2.0

Na feira de San Francisco, novas idéias e conceitos foram debatidos, mas a web 2.0 ainda tem muito o que evoluir, mas como tudo o que acontece no mundo online, as inovações surgem rápidas, a cada momento.....fique ligado!

Até o proximo post do Pirata...

Nenhum comentário: