quarta-feira, 14 de maio de 2008

Marketing Viral: campanha negativa da DM9

Em tempos onde a midia online tem conquistado cada vez mais espaço e força, as chamadas campanhas "virais" tem sido peça importante no planejamneto de marketing das empresas. Técnicas como essa, que classificam-se no denominado "marketing de guerrilha, tem como objetivo destacar a marca ou o produto em si, atraindo a atenção do target (público-alvo) sem gastar com mídias caras e mais tradicionais como Tv, jornais e revistas.
Esse tipo de estrtégia tem um custo baixo, pois criar pequenos eventos para diversão, distribuir brindes ou produzir vídeos caseiros e engraçados para serem "soltos" na internet, é muito mais barato que pagar alguns segundos no horário nobre por exemplo.

Para atingir o sucesso com uma campanha dessas, é necessário ter uma idéia boa, original e muitas vezes carregada no humor ou que disperte a curiosidade. Porém, idéias assim podem ser um problema, quando a equipe criadora não identifica antes as possíveis "besteiras" que podem ser geradas e fazer a campanha se tornar um viral negativo.
Foi o caso da campnha da agência DM9DDB que criou um vídeo estilo "pegadinha" para divulgar a academia de ginástica Cia.Athletica. Segundo matéria publicada no portal de notícias G1, da Globo.com, no vídeo fimado em São Paulo,"dois fiscais comparam homens fora de forma com outdoors ambulantes. Como a propaganda de rua está proibida na cidade, esses “fiscais de mídia exterior” afirmam que vão aplicar multa de R$ 340 aos gordinhos."

A campnha não agradou e gerou antipatia, não só pelos "gordinhos", mas como por grande parte de internautas que se manisfestaram por diversos blogs, condenando e achando a idéia desrespeitosa.
O resultado disso, foi a retirada da campanha do ar e um comunicado da agência enviado ao portal G1, pedindo desculpas aos que se sentiram ofendios e enfatizando que não era "intenção causar qualquer tipo de constrangimento" .

Rodrigo Prior, autor do blog Prior Blogando, questiona "“será que o ‘falem bem ou mal, mas falem de mim’ é um bom negócio quando a grande e esmagadora maioria dos comentários são negativos?”

E tenho dito....será?

Abraços e até o próximo post do Pirata...

Nenhum comentário: