segunda-feira, 26 de maio de 2008

Novo Jogo das marcas

O Site de jogos on line Flash POP lançou a segunda versão do jogo de marcas (saiba sobre o FlashPOP e sobre a primeira versão do jogo de marcas lendo o post anterior, clique aqui).
o Site que já conta com diversos jogos estilo "teste sua memória", promete uma reformulação em breve, com novos desafios e mais interatividade.
Hoje já existem jogos como o teste de músicas de filmes, de programas de TV e dos anos 80. Mas os realizadores do site já prometem temas novos, como músicas de filmes 3, games, novelas, escudos de futebol 2 e muito mais.
Então aguardem as novidades do site e aproveitem para testar seus conhecimentos de mercado e verificar se realmente estão conhecendo as marcas de grandes empresas incluidas nessa jogo. Afinal, algum bom profissional passou um bom tempo desenvolvendo ela...será q foi bem feito?!
Teste agora seus conhecimentos no Jogo das marcas 2
Até o próximo post do Pirata

sexta-feira, 23 de maio de 2008

Apostando na interatividade - Nova Campanha Skol: Ganhe uma geladeira própria

A skol mais uma vez aposta no relacionamento com seus consumidores e em campanhas interativas. Há mais de um ano a marca adota uma estratégia de integrar suas campanhas com ações e/ou promoções voltadas também para internet. Em 2007 algumas campnhas apostaram nesse novo conceito. Ações como a do "Tá na roda?Tá redondo", onde era possivel o internauta interagir com o video da propaganda e depois envia-lo para um amigo. Outra campanha seguindo essa linha foi a do "Código redondo", onde havia um guardião do segredo da Skol. Na internet foi realizado um concurso, onde o internauta enviaria vídeos que defendiam o código redondo.
No ano passado foi realizada a campanha a “Desculpa Perfeita”, onde, nos principais pontos de concentração de jovens e de universitários de São Paulo, os estudantes contam a um júri qual a desculpa perfeita para colocar uma geladeira de Skol no meio de uma sala.
Com uma idéia semelhante, a Skol agora vai distribuir 100 geladeiras para quem responder de forma mais criativa a pergunta tema. Os consumidores poderão mandar suas frases através do site www.geladeiraskol.com.br e também via SMS 49220.

Segundo Thiago Zanettini, gerente de comunicação da Skol, a idéia surgiu, quando foi detectado o desejo dos consumidores de possuir uma geladeira desse tipo para eventos com amigos.Nesse caso podemos observar que o objetivo da marca não é gerar consumo e sim estreitar seu relacionamento com seu público, buscando inovação e diferenciação na promoção.
A responsável pela campanha é a agência F/Nazca, que busca gerar filmes baseado no humor, parodiando a idéia do "sonho da casa pópria" com o "sonho de geladeira de Skol própria".

Confira o vídeo da campanha no Youtube
E se o seu sonho é ter uma geladeira Skol na sua casa,acesse o site da promoção aqui, seja criativo e boa sorte!

Até o próximo post do Pirata...

quarta-feira, 14 de maio de 2008

Marketing Viral: campanha negativa da DM9

Em tempos onde a midia online tem conquistado cada vez mais espaço e força, as chamadas campanhas "virais" tem sido peça importante no planejamneto de marketing das empresas. Técnicas como essa, que classificam-se no denominado "marketing de guerrilha, tem como objetivo destacar a marca ou o produto em si, atraindo a atenção do target (público-alvo) sem gastar com mídias caras e mais tradicionais como Tv, jornais e revistas.
Esse tipo de estrtégia tem um custo baixo, pois criar pequenos eventos para diversão, distribuir brindes ou produzir vídeos caseiros e engraçados para serem "soltos" na internet, é muito mais barato que pagar alguns segundos no horário nobre por exemplo.

Para atingir o sucesso com uma campanha dessas, é necessário ter uma idéia boa, original e muitas vezes carregada no humor ou que disperte a curiosidade. Porém, idéias assim podem ser um problema, quando a equipe criadora não identifica antes as possíveis "besteiras" que podem ser geradas e fazer a campanha se tornar um viral negativo.
Foi o caso da campnha da agência DM9DDB que criou um vídeo estilo "pegadinha" para divulgar a academia de ginástica Cia.Athletica. Segundo matéria publicada no portal de notícias G1, da Globo.com, no vídeo fimado em São Paulo,"dois fiscais comparam homens fora de forma com outdoors ambulantes. Como a propaganda de rua está proibida na cidade, esses “fiscais de mídia exterior” afirmam que vão aplicar multa de R$ 340 aos gordinhos."

A campnha não agradou e gerou antipatia, não só pelos "gordinhos", mas como por grande parte de internautas que se manisfestaram por diversos blogs, condenando e achando a idéia desrespeitosa.
O resultado disso, foi a retirada da campanha do ar e um comunicado da agência enviado ao portal G1, pedindo desculpas aos que se sentiram ofendios e enfatizando que não era "intenção causar qualquer tipo de constrangimento" .

Rodrigo Prior, autor do blog Prior Blogando, questiona "“será que o ‘falem bem ou mal, mas falem de mim’ é um bom negócio quando a grande e esmagadora maioria dos comentários são negativos?”

E tenho dito....será?

Abraços e até o próximo post do Pirata...

terça-feira, 13 de maio de 2008

O futuro (ou presente) da internet: WEB 2.0

Em abril desse ano, em San Francisco, aconteceram 4 dias de palestras que falaram sobre o futuro da internet. Foi a WEB 2.0 Expo.

Muito se falou do avanço da tecnologia e sobre os efeitos positivos e preocupações com a implementação do conceito da web 2.0.
Com a Web 2.0, o que antes era uma via de mão única, passa a ser de mão dupla. O conteúdo que antes era produzido só pelo responsável pelo site, agora tem a contribuição de quem "consome" também. O usuário participa da produção do conteúdo de um site de diversas formas, seja comentando e enviando uma notícia ou foto, seja enviando um vídeo para o
Youtube. O simples fato de clocar um foto no Orkut, já torna o usuário um "produtor" de um conteúdo que será visto por vários.

Com a evolução do conceito cada vez maior e mais presente no mercado online, as empresas começam a ter que investir mais pensando dessa forma. Não apenas investimento tecnológico, mas investir para inovar, apresentar soluções inteligentes, criativas e virais. Onde antes havia uma comunicação feita por um emissor apenas e para um público passivo, agora existe uma comunicação horizontal, a informação é de muitos para muitos, com um poder de mudança poderoso e irreversível.

As novas empresa, chamadas StartUps, já nascem com um modelo de negócios pensando no conceito e se adaptando a um modelo web 2.0. Segundo o analista de negócios, Matheus Zeuch, "startup web2.0 é pequena, tem um estilo casual, é ágil, foca em um nicho específico e dá poder aos seus usuários". Além disso, ela é versátil, pois muitas vezes o projeto inicial não dá certo e muda totalmente. A empresa deve estar preparada para mudar o foco, assim como fez o site Flick, que originalmente foi criado para ser um jogo e virou um aplicativo online de gerenciamento e compartilhamento de fotos. Ainda segundo Zeuch, "não é errado mudar o foco, errado é não ter um."
Esse modelo está funcionando bem para muitas empresas que apostam em começar implementando ideias no conceito web 2.0 e no Brasil não é diferente. Empresas como a Via6, boo-box , VideoLog e Camiseteria já se destacaram no mercado nacional. Confira aqui outros destaques de casos de sucesso de startups web 2.0

Na feira de San Francisco, novas idéias e conceitos foram debatidos, mas a web 2.0 ainda tem muito o que evoluir, mas como tudo o que acontece no mundo online, as inovações surgem rápidas, a cada momento.....fique ligado!

Até o proximo post do Pirata...