sábado, 29 de dezembro de 2007

Marketing do Papai Noel - a origem de sua imagem

Mais um Natal aconteceu em nossas vidas. Em mais um dia 25 de dezembro foi comemorado pelos católicos,o nascimento de Jesus Cristo. A data é comemorada com a tradicional ceia pelas famílias e a troca de presentes em volta da árvore de Natal. Para os adultos é mais uma época de renovação e reflexão, mas é também época das tradicionais festinhas de fim de ano da empresa, do amigo oculto e do décimo terceiro salário para ajudar nas contas extras do final do ano e do ínicio do ano que vai chegar. Mas para as crianças é hora de alegria, de aguardar a recompensa por ter se comportado o ano inteiro e em retribuição receber o presente tão esperado pedido ao maior astro desta data para a garotada, o Papai Noel. O bom velhinho, aquela figura simpática, barriguda, vestida de vermelho com um saco cheio de presentes e barba branca, que desce pela chaminé das casas para colocar os presentes nas meias penduradas na lareira ou mesmo deixa-los debaixo da árvore de Natal enquanto as crianças dormem.

Mas você sabe a origem do Papai Noel? Nem sempre o Natal teve o Papai Noel desse jeito, com essas características que conhecemos hoje. A figura atual do bom velhinho é baseado na historia de São Nicolau (ou Santa Clauss, como é conhecido nos EUA), um arcebispo da igreja católica nascido no século 3 na Grécia. "Dizia-se que na cidade em que ele nasceu viviam três irmãs que não podiam se casar por não ter dinheiro para o dote. O pai das meninas resolveu, então, vendê-las conforme fossem atingindo a idade adulta. Quando a primeira ia ser vendida, Nicolau soube do que estava acontecendo e, em segredo, jogou através da janela uma bolsa cheia de moedas de ouro, que foi cair numa meia posta para secar na chaminé. A mesma coisa aconteceu quando chegou a vez da segunda. O pai, afim de descobrir o que estava acontecendo, permaneceu espiando a noite toda. Ele então reconheceu Nicolau, e pregou sua generosidade a todo o mundo."

Mais tarde a igreja católica depois de comprovar alguns milagres atribuidos a ele, o declarou santo. A imagem do bispo Nicolau bem feitor se espalhou pelo mundo e no século 17 os holandeses levaram para os EUA a tradição de que o Santo Nicolau presenteava as crianças.

Porém a força do marketing é realmente grande, pois se hoje temos o Papai Noel com essa imagem em nossas cabeças é graças a uma campanha elaborada para a Coca-Cola na década de 30, que naquela época já começou a mostrar força de sua marca. Até o final do século 19, o Papai Noel era representado com uma roupa de inverno na cor marrom e verde, baseado nas vestimentas dos bispos daquela época. Porém, a campanha publicitária da Coca-Cola mostrou o bom velhinho com uma roupa, também de inverno, nas cores vermelha e branca (as cores do refrigerante). A campanha fez um grande sucesso e a nova imagem do Papai Noel espalhou-se rapidamente pelo mundo.
Conforme comentário do escritor e professor de Marketing, Mario Persona, "A figura do velhinho barrigudo e simpático que hoje vemos nos anúncios foi uma criação do artista Haddon Sundblom que, por sinal, era seu próprio modelo. Nariz e bochechas vermelhas deixavam claro que refrigerante não era exatamente a bebida preferida do modelo-artista. Por 33 anos os dois velhinhos -- criador e criatura -- mandaram bem e acabaram fixando na mente do público um dos mais marcantes símbolos de todos os tempos".


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Um comentário:

Mario Persona disse...

Valeu, Pirata! É isso aí.